Este acabou por ser o nosso primeiro passeio em "altitude" (altitude moderada, entenda-se). Foram 5km's de distância mas acabámos por subir a cerca de 500 metros de altitude por terreno muito íngreme e de difícil acesso. Diria quase alpinismo! Por isso este passeio leva grau de dificuldade 5 numa escala de 5 (não é mesmo um passeio para toda a família).
A subida é difícil mas ao chegar ao topo todos ficámos satisfeitos e orgulhosos pelo objectivo atingido - será que o grupo vai ganhar o gosto pelos percursos em altitude? Fica a pergunta...! As condições climatéricas também não foram favoráveis, o vento era fortíssimo e de vez em quando a chuva ameaçava, mas as dificuldades cedo se esqueceram quando tivemos o privilégio de ver o panorama fantástico que se deparava diante de nós. Foi uma oportunidade de ver a península de Tróia em toda a sua extensão bem como todo aquele vale da Arrábida.
"O maciço litoral da Arrábida estende-se do Outão ao cabo Espichel. A costa é alta e alcantilada, caindo abrupta no oceano. Mais para o interior, a serra faz-se vale: Palmela, Picheleiro, Rasca... A pedra da Anixa, um despojo fendido a meio e ancorado na enseada do Portinho, testemunha um litoral desaparecido. "
Fonte: ICN
O regresso ao ponto de partida é feito pelo mesmo local de subida - aconselha-se a que tenham atenção para marcar o sítio por onde subiram visto que há poucos caminhos para descer com a mínima segurança e os caminhos não estão marcados - pode baralhar um pouco ao caminhante que não conheça o local (neste caso valeu-me o GPS).
Ficam então as fotos como testemunho desta aventura:
Local: Arrábida / Alto do Formosinho
Dificuldade: 5/5
Distância: 5 km
Track GPS: formosinho_20042008
Sem comentários:
Enviar um comentário