quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

O 7Quelhas deseja a todos umas Boas Festas, umas boas caminhadas, "bicicletadas" e corridas!

DSC02988

sábado, 19 de dezembro de 2009

Video | 30 seconds to to mars - Kings and Queens

Olá a todos, pode não ser a minha banda preferida, mas este video chamou-me a atenção. Fez-me lembrar o Aeolian Ride em Lisboa. Transmite de forma bastante precisa a sensação de liberdade quando andamos de bicicleta.

Parabéns aos autores por retratarem as tribos de bikers!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Palácio de Mateus | Agosto 2009

O Palácio, Casa ou Solar de Mateus é uma das obras mais significativas da arquitectura civil portuguesa do período barroco. Na realidade, e apesar das muitas questões de autoria que permanecem por esclarecer, neste sumptuoso solar podemos observar um dos modelos arquitectónicos de maior erudição, que tira partido de uma planta em U, dinamizada pelos pátios e escadarias. E não apenas pelos elementos decorativos da fachada, como acontece em grande parte dos imóveis desta época. Aqui encontramos todos os elementos da arquitectura barroca, nomeadamente a simetria, a axialidade, os frontões interrompidos, as balaustradas, as escadarias e os elevados pináculos.

Não se sabe ao certo em que data começou a ser construído. Em 1743, o então arcebispo D. José de Bragança foi informado de que António José Botelho Mourão havia demolido um palácio para construir um outro muito melhor. Razão pela qual se pensa que, nesta data, a edificação do Solar estaria já em fase adiantada.

Por outro lado, esta cronologia coincide com a época em que o arquitecto italiano Nicolau Nasoni trabalhou na igreja de Santa Eulália da Cumeeira (1739), pertencente ao morgadio de Mateus, e com o intervalo de 2 anos em que não se sabe onde esteve, antes de regressar ao Porto, em data próxima de 17432. Estes dados consolidam a atribuição do Solar de Mateus a Nasoni, uma vez que as semelhanças com outros trabalhos do arquitecto são bastante evidentes. Contudo, Robert Smith defendeu que, tendo em consideração o curto período em que Nasoni esteve em Mateus, apenas lhe pode ser atribuída a concepção da escadaria e pátio de entrada com passagem directa de carruagens para o jardim posterior, num modelo devedor dos palácios italianos que Nasoni com certeza conhecia. Também a dupla escadaria, os vãos dos patamates e a cornija da fachada se aproximam de muitas outras edificações dos arredores do Porto, da autoria de Nasoni, como o Palácio do Freixo, a casa de Ramalde ou a igreja de São João Novo2. Todavia, o excesso de decoração na fachada de Mateus, bem como a inserção de elementos estranhos a Nasoni (de que a flor de lis das janelas do patamar é um exemplo) levam a considerar que, mesmo as composições do arquitecto podem ter sido executadas posteriormente, com algumas divergências e afastamento relativamente aos desenhos de Nasoni.

A capela, no prolongamento de um dos corpos da fachada, apresenta inúmeras semelhanças, ao nível da composição da frontaria, com a igreja Nova de Vila Real, onde trabalhou José de Figueiredo Seixas, natural de Viseu, e que é considerado um dos artistas que “prolongou de certo modo a lição do artista toscano”.


Actualmente, a Casa de Mateus é administrada pela Fundação com o mesmo nome, fundada em 1971, e dirigida pela família, organizando diversas actividades de âmbito cultural (cursos de música e concertos, exposições, o prémio literário D. Dinis, congressos e seminários), para além de conservar a biblioteca e o museu.











View Larger Map

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

AEOLIAN RIDE LISBOA | Setembro 2009


INSPIRED BY A LOVE FOR BIKES, CITY CRUISING, CRITICAL MASS, COSTUMES, SILLYNESS + THINGS THAT INFLATE, AEOLIAN RIDE IS A FREE, MASS PARTICIPATORY EVENT WITH A SENSE OF HUMOR. IT EXCITES THOSE RIDING AS WELL AS DELIGHTS THOSE WATCHING, ALL THE WHILE TRANSFORMING THE LANDSCAPE INTO A PLAYGROUND OF WINDFILLED SHAPES.

THE 52 SUITS WERE HANDMADE FROM RIPSTOP NYLON. THE 3 DIFFERENT STYLES OF SUITS WERE DESIGNED TO INFLATE WHILE RIDING AT LOW SPEEDS.

COMING SOON: AEOLIAN RIDE RAINBOW EDITION FOR KIDS. AEOLIAN RIDE RECENTLY RECIEVED A GRANT FROM THE BROOKLYN ARTS COUNCIL TO MAKE COLORFUL AEOLIAN RIDE COSTUMES FOR KIDS. THE FIRST AEOLIAN RIDE RAINBOW EDITITION WILL BE IN BROOKLYN, NEW YORK DATE AND LOCATION TO BE ANNOUNCED.


sábado, 29 de agosto de 2009

Belgais - Agosto 2009

Num dos meus percursos de bicicleta pela Beira-Baixa, calhou-me em caminho a bela quinta de Belgais. Entrei com intenção de falar com alguém, mas ninguém... deserto. Apareceram apenas dois cães que nos receberam com simpatia abanando as caudas.


Quem percorre o interior português sabe que é este o cenário que se verifca: ninguém, apatia, deserto... Dezenas, centenas de quilómetros sem encontrar ninguém.


Não sei com que bases se fundou a associação, nem sei se será um elefante branco ou não. Sei apenas que o projecto me parecia um ideia muito interessante para que o interior do país saisse do marasmo em que se encontra. O desenvolvimento não passa apenas por contruir mais centros comerciais, estradas ou barragens, passa também pela dinamização dos espaços de modo a atrair pessoas e cultura.


Espero que tudo possa voltar a funcionar neste centro artístico.


Bem-haja.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Malveira | Julho 2009

Magnífico raid de BTT pelas terras saloias. A dureza dos caminhos contrastam com a beleza do relevo da paisagem. São paragens ainda desconhecidas para os lisboetas mas no entanto estão aqui tão próximas da capital.

Muitos destes caminhos estão apenas acessíveis a pé, de bicicleta ou de veículo todo-o-terreno.

Vemo-nos nesses trilhos.


quarta-feira, 4 de março de 2009

Faz um filmes sobre bicicletas

Faz um filme sobre bicicletas até dia 17 de Março e participa no 9.º Bicycle Film Festival.

Fica aqui uma descrição do que é o BFF:

"The Bicycle Film Festival celebrates the bicycle. We are into all styles of bikes and biking. If you can name it-Tall Bike Jousting, Track Bikes, BMX, Alleycats, Critical Mass, Bike Polo, Cycling to Recumbents- we've probably either ridden or screened it. What better way to celebrate these lifestyles than through art, film, music and performance? We bring together all aspects of bicycling together to advocate its ability to transport us in many ways. Ultimately the Fest is about having a good time."

Não sei se poderia pertencer ao festival mas aqui fica um vídeo fantástico que representa uma das maneiras de viver a bicicleta. O ambiente de Londres e a liberdade que se sente a andar de bicla naquela cidade parece ser algo de cativante.




Estarei lá em Junho, gostava de poder absorver um bocado deste ambiente.

Gostava que um dia em Lisboa também se vivesse este espírito assim e se respeitasse mais quem anda de bicicleta. Gostava que não encarassem quem anda de bicicleta como algo de jocoso ou ridículo, mas que vissem este hábito como um factor de modernidade.

Até breve e bons filmes.



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sintra Peninha | 22 Fevereiro de 2009


Apareceu o Sol e com ele também os passeios pedestres já há muito aguardados. Bons momentos de convívio e contemplação.

O percurso deste fim-de-semana ligou Malveira da Serra à Peninha. Um percurso que exige um pouco do físico visto que a primeira parte é sempre a subir. Toca a treinar esses glúteos e esses gémeos! 


O mapa mostra toda a extensão do percurso num total de 13km's com um acumulado de subidas de 687 mts chegámos a uma elevação máxima de 495 mts (se o GPS está bem calibrado...).









sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Link da Semana | www.ciclovia.com.pt

Este site dá-nos uma perspectiva sobre aquilo que se está a fazer em termos de construção de ciclovias, ecopistas e ecovias. É importante divulgar este tipo de acções sobre a utilização de veículos não poluentes e meios de transporte alternativos.

Para mais informações basta consultar o site www.ciclovia.com.pt.

Até breve!